(11) 95552-6336 contato@proletra.com.br
Escolha uma Página

A França ou República Francesa é um país localizado no continente europeu. A nação possui cerca de 65 milhões de habitantes. Sua capital fica em Paris e a moeda utilizada é o euro.

O país está entre os mais ricos e desenvolvidos do mundo. Na Europa, ocupa o terceiro lugar, superada apenas pela Alemanha e o Reino Unido. Já no âmbito global, fica em sexto lugar.

A França ainda é reconhecida pela sua notável história e pelas riquezas culturais fortes que a região possui. Sendo o idioma francês, um dos mais falados no mundo. O país possui climas bem definidos, com temperaturas de 10 ºC a 15 ºC, podendo chegar aos 30 ºC em meses mais quentes.

 

A População da França

A população francesa fica em terceiro lugar como a mais populosa na Europa, ficando atrás da Alemanha e da Turquia – que tem parte do seu território no continente europeu.

Os habitantes possuem uma boa qualidade de vida, prova disso é o aumento na expectativa de vida, chegando aos 85 anos. A renda per capita é uma das melhores do mundo. Contudo, a educação na França é excelente, 99% da população é alfabetizada.

A constituição francesa garante direito de culto no país, dessa forma, há diversas religiões, entre elas estão o: catolicismo, judaísmo, agnosticismo, islamismo, protestante, entre muitas outras.

Quais os setores da economia francesa?

A economia francesa é muito forte no mundo. As indústrias correspondem 17,1% do valor do PIB. Com fabricação de automóveis, aviões, peças e produtos químicos. A França ainda está nos setores de tecnologia de ponta, suprimentos, armamentos, turismo, medicamentos, vestuários, cosméticos e agricultura.

O país ainda é o maior produtor agrícola da União Europeia, produzindo trigo, milho, gado bovino, suínos e frangos. Além de serem reconhecidos pelos seus queijos e vinhos.

Muitas multinacionais têm origem francesa, como Alcatel, Carrefour, Citroën, Danone, Leroy Merlin, Peugeot, Michelin, Renault, entre muitas outras empresas.

 

O turismo na França

Além do setor industrial, o turismo é um dos principais pilares da economia francesa. Ele é responsável por 7% do PIB. Em 2019 mais de 90 milhões de turistas visitaram a França, gerando bilhões de dólares na economia do país.

A cidade mais visitada é Paris, que inclusive foi classificada como uma cidade global por ser o maior polo turístico. Não é para menos, a cidade tem mais de 150 museus.

A capital francesa possui dezenas de outros atrativos. Uma delas, são as estruturas arquitetônicas, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre Dame e o Museu do Louvre.

Além das muitas paisagens e prédios que agradam a todos os tipos de gosto, a gastronomia também é um dos motivos da França receber tantos turistas. Aos amantes de moda, muitos eventos acontecem em Paris, relacionados ao mundo fashion.

 

Como funciona a política na França?

Como funciona a política na França?

De acordo com a constituição da quinta república, reformada em 1962, o parlamento francês, segue o sistema bicameral, ou seja, duas câmaras independentes.

A Assembleia Nacional (câmara baixa) com 577 deputados – eleitos a cada cinco anos – e o Senado (câmara alta), composto por 321 senadores – eleitos para mandatos de nove anos, com renovação de um terço a cada três anos.

O poder executivo é exercido pelo presidente, e por um conselho de ministros, liderado pelo primeiro-ministro.

O presidente é eleito democraticamente, por maioria absoluta. O mandado é de sete anos e tem poder de nomear e demitir o primeiro-ministro e de dissolver a Assembleia Nacional.

Os partidos políticos franceses, se dividem em algumas categorias, como o Partido Conservador de centro-direita (os republicanos), Partido Socialista de centro-esquerda e o Partido centrista, entre outros.

 

Conclusão sobre a França e suas características

Esse é um resumo das características da França. Como você acompanhou durante esse texto, é um país cheio de histórias e muita cultura.

Quem visita a França, não fica entediado, tem passeio para agradar a todos. Uma única vez indo à França, não é o suficiente para ver tudo que esse país tem a oferecer.

Além disso, a qualidade de vida dos franceses é muito boa e o país muito rico. Não é para menos que muitos filmes e séries tem como cenário a França.

Você já visitou a França? O que mais gostou? Conta pra gente nos comentários!

À Bientôt!

Precisa de ajuda? Converse Conosco